top of page

Artigos em periódicos

     Os trabalhos estão em formato PDF. Para visualizar ou imprimir um arquivo PDF, você precisa do Adobe® Reader®, que está disponível gratuitamente no web site da Adobe.  ADOBE READER

BELO, CIBELLI BATISTA; BURAK, DIONISIO. A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida. Educação Matemática Debate. , v.4, p.e202016 - 22, 2020.

 HUF, S. F.; PINHEIRO, N. A. M.; BURAK, D.; MIQUELIN, A. F. Aprendizagem Significativa na educação matemática: um olhar por meio de teses e dissertações. ALEXANDRIA (UFSC). , v.13, p.257 - , 2020.

 VELEDA, G. G.; BURAK, D. Avaliação em práticas com modelagem matemática na educação matemática: uma proposta de instrumento. Educação Matemática Pesquisa. , v.22i12, p.25 - 54, 2020.

 HUF, SAMUEL FRANCISCO; BURAK, D.; PINHEIRO, N. A. M. Modelagem matemática na educação básica: um olhar para o currículo. 1046551/emd202024. , v.4, p.1 - 20, 2020.

 SILVA, V. da S.; BURAK, D. Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos: um caminho para ressignificação do ensino de Matemática. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO). , v.15, p.1 - 14, 2020.

BURAK, D.; ZONTINI, L. R. S. Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidade. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO). , v.15, p.1 - 20, 2020.

BURAK, D; PENTEADO, D. R .As práticas que envolvem modelagem matemática na educação básica do paraná: uma meta-análise do epmem. VIDYA, v. 39, n. 1, p. 21-37, jan./jun., 2019 - Santa Maria, 2019. ISSN 2176-4603

KACZMAREK,D: BURAK,D. Modelagem matemática na educação básica: a primeira experiência vivenciada. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 253-270, set./dez. 2018.

ZONTINI, L R.S ; BURAK,D. Modelagem matemática na pós-modernidade: uma proposta de formação continuada de professores. Revista Educere Et Educare, Vol. 13, N. 29, set./out. 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15360.

VELEDA, G. G. ; BURAK, D. . Mathematical modelling in mathematics education as way to develop critical consciousness: a theoretical study. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 211-223, 2017. ISSN 1517- 4492.

HUF, S. F. ; BURAK, D. . Modelagem Matemática e relações com abordagens no processo de ensino e aprendizagem no contexto do tema imposto. REVEMAT, v. 12, p. 163-175, 2017.   INSS 1981-1322e.,

SILVA, V. S. ; BURAK, D. . A formação matemática no curso de pedagogia: aprendizagens a partir da modelagem matemática. CADERNOS DE PESQUISA, v. 24, p. 159-175, 2017. ISSN 2178-2229 .

BURAK,D. Modelagem na Perspectiva da Educação Matemática: Um Olhar sobre seus Fundamentos. UNION - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, no. 51, Diciembre 2017, p. 09-26, ISSN: 1815-0640.

KOMAR, M.F.C; BURAK, D.; SANTOS. E. M.; MARTINS, M..A. A modelagem matemática como metodologia para o ensino e a aprendizagem dos fractais  In : RENOTE UFRGS, v.15, nº 2, 2017.  ISSN 1679-1916.

FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . Formação continuada de professores de matemática da educação básica em modelagem matemática :possibilidades da educação a distância online via software moodle. EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO), v. II, p. 187-202, 2016.

CATANEO,G.S.; MARTINS,M,A.; BURAK,D. O ensino de estatística mediado pela modelagem matemática. VIDYA, v. 36, n. 2, p. 349-362, jul./dez., 2016 - Santa Maria, 2016. ISSN 2176-4603

BURAK,D. ; MARTINS M.A.  Modelagem matemática nos anos iniciais da educação básica: uma discussão necessária. Revista R. B. E. C. T., vol. 8, núm. 1, jan-abr.2015 ISSN - 1982-873X.

BURAK,D.;VOSGERAU;D. S.R ;KLUBER.T.E. Metanálise dos artigos de modelagem matemática publicados no GT-10 do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. R e v i s t a C a d e r n o s d e E d u c a ç ã o , n . º 5 2 • 2 0 1 5 • I S S N : 2 1 7 8 - 0 7 9 X.

KLÜBER, T. E. ; BURAK, D. . Sobre a pesquisa em Modelagem na educação matemática brasileira. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 143-164, 2014.

 

KLUBER, T. E. ; BURAK, D. . Uma metacompreensão da modelagem, e da etnomatemática na educação matemática. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 260-278, 2014.

 

BURAK, D. ; KLÜBER, T. E. . Considerações sobre a modelagem matemática em uma perspectiva de Educação Matemática. Margens (UFPA), v. 6, p. 33-50, 2013.

 

KLUBER, T. E. ; BURAK, D. . Bases epistemológicas e implicações para práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática em sala de aula. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso), v. 8, p. 278/14-294, 2013.

 

KLÜBER, T. E. ; BURAK, D. . Sobre a pesquisa qualitativa na modelagem matemática em educação matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 26, p. 111-133, 2012.

 

KLÜBER, T. E. ; BURAK, D. . Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 7, p. 467/9-488, 2012.

 

BURAK, D. ; BRANDT, C. F . Modelagem Matemática e Representações Semióticas:contribuições para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 63-102, 2010.

 

BURAK, D. . Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, v. 1, p. 10-27, 2010.

 

KLÜBER, T. E. ; BURAK, D. . Depoimentos de estudantes sobre a Matemática e a Modelagem: aspectos epistemológicos evidenciados em âmbito escolar. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, p. 16/2-29, 2008.

 

KLÜBER, T. E. ; BURAK, D. . A Fenomenologia e suas contribuições para a Educação Matemática. Práxis Educativa (Impresso), v. 3, p. 95/10-99, 2008.

 

 KLÜBER, T. E. ; BURAK, D. . Concepções de Modelagem Matemática: Contribuições Teóricas. Educação Matemática Pesquisa (Impresso), v. 10, p. 17/1-34, 2008.

 

BURAK, D. ; KLÜBER, T. E. . Educação Matemática: contribuições para a compreensão de sua natureza. Acta Scientiae (ULBRA), v. 10, p. 93-106, 2008.

 

BERTI, N. M. ; ROSSO, A. J. ; BURAK, D. . Compreensão do erro em matemática e significado a ele atribuído pelos alunos da 5ª série. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso), v. 89, p. 553/223-575, 2008.

 

KLUBER, T. E. ; BURAK, D. . Algumas Aproximações Epistemológicas Presentes no Âmbito Escolar, Evidenciadas a partir de umTrabalho Com Modelagem Matemática. Analecta (UNICENTRO), v. 8, p. 99-110, 2007.

 

BURAK, D. . Modelagem Matemática: experiências vividas. Analecta (UNICENTRO), Guarapuava, PR, v. 6, p. 33-48, 2005.

 

BURAK, D. . As Diretrizes Curriculares para o Ensino de Matemática e a Modelagem Matemática. Perspectiva (Erexim), Erechim -RS, v. 29, n.107, p. 153-161, 2005.

BURAK, D. . O papel da universidade e o comprometimento profissional na formação de professores para a educação básica. Perspectiva (Erexim), Erechim, v. 27, n.98, p. 17-31, 2003.

BURAK, D. . A formação dos pensamentos álgébrico e geométrico: Uma experiência com a modelagem matemática. Pró-Mat/Paraná, Curitiba, v. 1, p. 32-41, 1998.

 

BURAK, D. . Critérios Norteadores para a adoção da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Secundário. Zetetike (UNICAMP), v. 2, n.2, p. 47-60, 1994.

 

 

 

bottom of page