top of page

   Concepção de Modelagem Matemática   

       

   Os primeiros trabalhos desenvolvidos com a Modelagem Matemática no Ensino Regular, Fundamental e Médio, ensejaram alguns desafios a serem superados, dentre os quais destacamos os que seguem: descobrir como trabalhar a Modelagem Matemática de modo que, ao longo do desenvolvimento do método, o educando pudesse construir o seu conhecimento matemático a partir de temas do seu interesse; superar a visão linear do conteúdo matemático proposto na maioria dos currículos escolares; e propiciar formas de encaminhamentos que favorecessem o trabalho mais abrangente com as unidades de conteúdo. A prática educativa, mediada pela Modelagem Matemática, tem seus fundamentos estabelecidos nas Ciências Humanas. E, nessa perspectiva, concebe a Matemática como um instrumento importante para a formação do jovem estudante em nível de Educação Básica e suas respectivas modalidades. O desenvolvimento, os procedimentos adotados e os encaminhamentos dados às questões dos conteúdos buscam, na Modelagem Matemática, manter-se no foco concebido para o trabalho em nível da Educação Básica. Particularmente nessa vertente de concepção do ensino de Matemática e na perspectiva geral da Educação Matemática, compreende-se que a "Modelagem Matemática constitui-se em um conjunto de procedimentos cujo objetivo é estabelecer um paralelo para tentar explicar, matematicamente, os fenômenos presentes no cotidiano do ser humano, ajudando-o a fazer predições e a tomar decisões". (BURAK, 1992, p.62) 

 

      Este site reflete uma caminhada de estudos e trabalhos com a Modelagem Matemática realizada ao longo de mais de duas décadas. O leitor encontrará trabalhos que se relacionam mais especificamente à Educação Básica, nos quais buscou-se, por caminhos ainda não trilhados, o propósito de um ensino de Matemática que supere as formas memorísticas, as mecânicas e as centradas em fórmulas, e que rompa gradativamente com a estrutura curricular existente na maioria das escolas. O cuidado foi o de ao longo do caminho mostrar ao professor as possíveis mudanças e como elas devem ser feitas no enfoque do ensino de Matemática, com o propósito de formar cidadãos autônomos e capazes de tomar decisões. Na concepção de Modelagem adotada, a preocupação inicial foi possibilitar e privilegiar o processo de construção do conhecimento matemático por meio de situações concretas e reais, objetivando, ao final dessa estruturação, favorecer o caminho para a formalização dos conteúdos. O "interesse do grupo" é considerado como um dos princípios básicos para o trabalho com a Modelagem. Dessa forma, a Matemática pode verdadeiramente representar os papéis que lhe são atribuídos: de aplicação, de formação e de ciência.

bottom of page